segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

B2B Marketing, ROI e as Redes Sociais...

Imagens de Geek & Poke (geekandpoke.typepad.com)
Novamente, postando aqui por causa de um artigo na internet do qual preciso lembrar...rs.

Sou, além de outras profissões, um marketeiro com pouco mais de meia década de experiência, sempre tendo trabalhado no segmento B2B (Business To Business), ou seja, em empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. E esse é um ramo bastante complexo, competitivo e complicado para um marketeiro, de uma forma geral. Afinal, tratar com empresas é muito diferente de tratar com o consumidor final. Há toda uma hierarquia a ser respeitada, processos a serem seguidos, e por aí vai.

Além disso, a medição de resultados nem sempre é fácil, do ponto de vista do Marketing, especialmente nos dias atuais, onde temos de tratar com as redes sociais para mentermo-nos competitivos. O ROI, no caso das redes sociais, é bastante complexo de ser mensurado, e nem sempre segue o lado financeiro da equação, que é o que a grande maioria dos executivos do alto-escalão olham em qualquer relatório de análise de uma ação de marketing. Muitas vezes, o ROI (return on investment, ou, retorno sobre investimento) precisa ser medido através de dados não-financeiros, como exposição de marca, atração de novos clientes ou interessados, e assim por diante.

Medir o ROI para empresas B2B realizando ações em redes sociais não é tão complexo como parece, mas os parâmetros devem ser alterados, sair um pouco do tradicional. Afinal, estamos vivendo uma realidade inteiramente nova nesses últimos anos. E os altos executivos precisam passar por um processo de aculturamento sobre essa nova realidade, por isso tornando a coisa tão complexa para os marketeiros do século XXI.

Enfim, estou escrevendo isso por causa do artigo mencionado anteriormente, entitulado "HOW TO: Measure ROI from social media", no site B2B Marketing Online, que pode ser acessado através da seguinte URL: http://www.b2bm.biz/knowledgebank/Social-Media/best-practice/?ProductGroupId=&articleId=39653&utm_source=twitter

Segue um trechinho do artigo, abaixo:
"It's the question that everyone's asking: "You say that social media works as a marketing tool for B2B, but where's the ROI?" ROI is, of course, the definitive way to measure success. With social media, it is absolutely possible to measure success, but first you have to decide what it looks like. And the answer is not always financial.
Social media is not as simple as ‘money in - money out'. Very often it is nigh on impossible to establish a direct link between the money you invest in a social media campaign and the money you get out of it, but that's not to say that you can't do it. What you need to do is look at the role it can play in the buying process and measure its performance according to the way it fulfils that role. In other words, social media is often part of the process that leads to ROI and should be judged as such."
Enfim, espero que os aficcionados em negócios e marketing tenham curtido o artigo.

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