quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Geek World: "Velocidade de Dobra, Sr Spock"

Hoje resolvi voltar a assistir os episódios clássicos de Star Trek (ou Jornada nas Estrelas). Momento nostalgia, ou falta do que fazer...realmente, não sei! Mas, foi muito bacana rever os personagens e as histórias divertidas. Além de ver, e rir, sobre a avançada tecnologia exibida na série!

OK, antes de críticas, eu sei...a série foi gravada nos anos 1960 e, mesmo para a época, muitas das idéias exibidas no show eram bastante avançadas, e até acabaram por tornar-se realidade nos dias de hoje. Exemplo é o comunicador deles, sendo que hoje temos nossos celulares, que seguem aquele mesmo princípio. Tudo bem que os comunicadores imaginados por eles, apesar de terem um conceito avançado para a época, e que vieram a tornar-se realidade, tinham características muito inferiores a celulares de 10 anos atrás, sendo que na história, eles estariam a milhares de anos no futuro...hehe. Mas, tudo bem, era apenas uma série dos anos 1960.

Enfim, também acabei pensando em como essa série gerou uma legião de fãs fiéis, que perdura até hoje: os chamados "Trekkies", ou "Trekkers". Fico pensando se as séries produzidas em nossa geração (dos anos 80 e 90) também serão capazes de criar gerações de fãs, ou se nossa criatividade e hábitos têm produzido apenas fidelidade de curto prazo! Muito curioso isso! Pois, até os anos 70, que foi a época de Star Wars, diversas séries geraram legiões de fãs, talvez pela característica de personagens variados e exóticos que criavam, como é o caso de Star Trek, Star Wars, e por aí vai.

Engraçado...não lembrei de muitas séries que criaram legiões de fãs, apenas séries envolvendo o "Espaço Sideral", e coisas do tipo! Será que fãs obcecados e leais são exclusividades "nerds" ou "geeks"?! Pois, se pararmos para pensar, a maioria dos seguidores fiéis de histórias de ficção são meio "geeks", tipo as supra-citadas, além de histórias de super-heróis, como Batman, Spiderman, e afins! Será mesmo que existe esse paralelo?!

E, afinal, o que é ser "geek"?! Sei que "nerd" é um termo meio pejorativo para determinar um cara (ou "mina") estranho que ferra o traseiro nos estudos, absolutamente sem vida social saudável (pelo menos esse é o esteriótipo enxergado pela sociedade em geral). Agora, geek, me parece um termo de uns 10 anos pra cá, meio que simbolizando, segundo a Wikipedia, "pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro e outros".


Se bem que ser "geek" está entrando na moda hoje em dia, não é mesmo?! Mas, assim, se ser geek está entrando na moda, e geeks não são muito fãs de "moda", pelo menos não das modas referentes ao termo "fashion" da coisa, então ser geek seria ser "cool". Pois, quem está no mundo "fashion" não é popular, e portanto o oposto de geek?!


Se bem que hoje o conceito de geek vem se ampliando, ou melhor, se modernizando, não é mesmo?! Ser geek hoje não é a mesma coisa que ser geek a 5 ou 10 anos atrás. Hoje, qualquer um antenado em tecnologia, e isso inclui cada vez mais pessoas no mundo, pode ser considerado um geek. Afinal, se você usa um iPod, um netbook, um celular touch, tem uma TV de LCD...então, já é geek, não é mesmo?! Isso sem contar a utilização de Facebook, Orkut, Twitter, Wikipedia, MSN, Skype, entre milhares de outros. Acho que agora todos somos um pouco geeks, e variamos apenas de grau, não é mesmo?!


Enfim, essas são apenas umas das reflexões que me surgiram à mente após assistir à série, e enquanto escrevia esse post aqui. Opiniões?! Comentem, please, se tiverem!

E, abaixo, segue uma lista de tipos de geeks que encontrei por aí na grande web (clicando na imagem, acredito que ela ampliar-se-á)!


0 comentários:

Postar um comentário