sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Identidade... Qual é a sua?!

Rápido pensamento do momento (já estou com as costas doendo, de tanto ficar ao computador)... O que define nossa identidade?!

Novamente, esses pensamentos me surgem após assistir algum filme, ou filmes. Preciso parar de ser cinéfilo, não é mesmo?! Mas, enfim...o pensamento surgiu, e agora preciso falar disso, ou pensar nisso...que seja! A questão é: há algo, em especial, que nos define?! Algo que defina nossa "identidade"?! Mas, afinal, o que é "identidade"?!

Me parece que a definição desse negócio é "um conjunto de características que diferem um indivíduo de outro", ou algo do tipo. Só que as características é que são o "X" da questão! Tem gente que diz ser a família, outros se definem pela religião, e outros pelas coisas que gostam de fazer... OK, tem muita coisa que pode definir a identidade de uma pessoa. Mas, estou pensando em algo mais profundo, aquilo que te define como "indivíduo"...certo, não estou sabendo explicar! Estou tentando pensar em algo mais "central"...naquilo que define a "essência" de uma pessoa. Acho que é quase impossível pensar nisso...devo estar viajando mais do que de costume...

No entanto, como eu disse antes, esses filmes começaram a me fazer pensar no assunto um pouco. O primeiro foi um que assisti bastante recentemente, chamado "The Infidel" (não sei se já há título em português para ele). Nesse filme, Mahmud Nasir, um inglês muçulmano, entra em crise de identidade após descobrir que havia sido adotado (depois da morte de sua mãe), e que seus pais biológicos era judeus. Para tentar falar com aquele que poderia ser seu pai, um judeu à beira da morte num asilo, ele tem de mostrar que sabe o que é, verdadeiramente, ser judeu. O filme é uma comédia muito inteligente, mesmo que alguns não percebam.


O segundo é o filme "Nome de Família" (The Namesake, 2006), onde o rapaz americano, mas filhos de Indianos, tenta encontrar sua verdadeira identidade. Seria ele um Norte-americano, pois nasceu e se criou naquele país?! Ou seria ele Indiano, pois toda sua família era Indiana?! Grande questão...família ou ambiente?! O que mais te define como pessoa?!


Claro, há muitas outras coisas a serem discutidas sobre esse assunto, mas estou sem idéias agora...na verdade, cansado demais, querendo achar minha identidade verdadeira na "terra dos sonhos", cujo endereço é "minha cama". Noutra hora, voltamos a tocar no assunto.

Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário