sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fidelidade x Lealdade



"De tudo ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto, (...) que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja eterno enquanto dure" (Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Morais)


Grande Vinicius! Que seja eterno...enquanto dure, claro! Afinal, será que existe amor imortal mesmo?!

E em contra-posição, ou em complementação, ao que disse Vinicius, segue o que disse Ana Paula Arósio em alguma novela da Globo (não gosto de novelas, mas pela Aninha, fiz algum sacrifício...rs): "Leal, sim, eu sou! Fiel, isso já é outra história..."

Mas, enfim, qual a diferença entre lealdade e fidelidade?!


Façamos o seguinte paralelo.

a) Você faz o cartão fidelidade de uma tal companhia aérea e, por isso, só voa com aquela companhia, mais nenhuma outra! Comer arroz com feijão todo dia, sem reclamar, pois algum benefício você tem, ou é "fanático" por essa companhia aérea... Isso é fidelidade!

b) Você gosta da tal companhia aérea, sempre que pode viaja por ela, apoia, divulga...mas, se uma outra companhia aérea te oferece tarifa mais barata pra determinada viagem, você aceita. Continua viajando por aquela companhia que você gosta, mas não recusa uma ofertinha aqui ou ali de outra companhia. Ou seja, você aceita variação uma vez ou outra, apesar da prioridade ser por aquela que você curte e confia... Isso é lealdade!

E o que é o (mais) correto?


Bom, isso passa por uma questão moral e cultural que não cabe a qualquer de nós julgar, acredito. Para muitos, todos devem ser fiéis e leais. Para outros, todos devem ser fiéis e leais, mas por baixo do pano, não o são. Já para outros, lealdade já basta. E muitos apenas querem ser felizes, e nada mais. Enfim, isso varia de cultura para cultura, de país para país, de pessoa para pessoa.

Há muitos casais por aí vivendo muito bem num relacionamento fiél, monogâmico, assim como também há muitos casais com relacionamentos abertos que funcionam perfeitamente para eles. Ou seja, se você faz questão de fidelidade, e seu parceiro(a) concorda, ou pensa do mesmo jeito...ótimo! Se vocês têm pensamentos diferentes sobre a coisa, deve haver muito diálogo!

Afinal, por mais que existam histórias de amor eterno, almas gêmeas, e o cambau-a-quatro (como diria "papai"), o amor só é eterno enquanto dura (como disse o Vinicius lá no começo do post). Ou seja, se não há acordo com relação a fidelidade e lealdade entre o casal, melhor partir pra outra.

Admirável Mundo Novo - uma visão interessante de mundo

No livro "Admirável Mundo Novo", já disponível também em filme (http://www.imdb.com/title/tt0145600/),

é proposto um modelo de sociedade com uma visão bastante alternativa e interessante a cerca dos relacionamentos. Nele, qualquer tipo de laço emocional mais forte entre duas pessoas é sistematicamente desestimulado, desde o nascimento, de modo que toda essa sociedade (que vive num mundo fechado por altos muros que os separam do mundo selvagem) vê a fidelidade como algo imoral.

O "criador" de tal mundo sustenta a idéia de que os laços emocionais fortes foram os causadores de todas as desgraças da humanidade. Por causa desses sentimentos houve o ciúme, a inveja, o ódio, o que causou todas as guerras e injustiças. Então, nesse mundo "novo" todos são felizes, curtindo a vida, sem vínculos...

Assisti o filme, e curti bastante...a proposta me fez bastante sentido! Para muitos, esse filme pode incomodar um pouco. Mas, vale a pena assistí-lo, e filosofar verdadeiramente sobre ele.

E você?! O que pensa sobre fidelidade, lealdade, relacionamentos?!
Você também adota aquela filosofia de que "o que os olhos não vêem, o coração não sente"?! Ou é uma pessoa mais conservadora? Acredita mesmo nisso? Ou isso é algo colocado no seu subconsciente, contra o qual você luta constantemente?

Bom, não vou abrir o jogo aqui, e dizer de que lado do muro estou, mas... É isso aí por hora!

3 comentários:

Carol disse...

Legal o ponto de vista... mas acho que o grande problema é o ciumes. É que normalmente fidelidade é associado a posse. Dai o ciumes..
Acho que quando existe respeito pela opinião do outro já é meio caminho andado, entender que ninguem é dono de ninguem e que só se fica com alguem por que quer ja faz com que tenhamos relações mais leves.

RedBeard79 disse...

Isso aí, Carol!
Ciúme e sentimento de posse são males que aprendemos, e temos de conviver com eles. Por isso curto tanto o ponto de vista do filme/livro "Admirável Mundo Novo"...
Isso não quer dizer que eu pratique algo só por concordar com a filosofia...infelizmente, mesmo qdo enxergamos o problema em algo, já estamos mto condicionados à coisa pra nos livrarmos por completo dela. Mas, enfim...o importante é respeito, sempre...rs.
Bjos

Anônimo disse...

Muito bom, Dan!
Particularmente, eu acho que cada casal tem uma dinâmica própria. Eu mesma, já tive desde de relacionamentos monogâmicos a relacionamentos completamente abertos... Atualmente, bem, estou solteira... hahaha

Eu li o livro "Admirável Mundo Novo", muito bom mesmo! E recentemente assisti a um Café Filosófico na TV Cultura, em que o palestrante dizia: "o ódio é Eros vendado". Achei lindo! Afinal, vc só pode amar aquilo que conhece (Eros desvendado é o próprio Amor).
E é interessante que, no livro mencionado, ele diz exatamente isso, mas com outras palavras: o "amor cego" foi o responsável pelas principais misérias humanas...

Neste sentido, retomando a conversa sobre fidelidade e lealdade, o que eu não suporto é a traição! Descubra-se, descubra a dinâmica que vc e seu parceiro (ou sua parceira) têm... e ABRA O JOGO!
O importante, na minha opinião, é jogar limpo... Sempre! ;-)
Beijo!

Postar um comentário