quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Burrice torra minha paciência!

Sim, burrice torra minha paciência, pra valer! Sim, me considero uma pessoa razoavelmente inteligente! Não, não me considero a pessoa mais inteligente do mundo, e também faço minhas burrices ocasionais. Mas, infelizmente, não tenho paciência com gente "burra"...

Melhor eu explicar, antes que me considerem arrogante, elitista e preconceituoso...

O caso é: detesto gente que tem preguiça de pensar, refletir, raciocinar, abrir seus horizontes mentais, olhar ao próprio redor, livrar-se de 'pré-conceitos'... E, o pior, é que tem muita gente assim nesse mundo! Não estou falando de inteligência no aspecto "clássico" da palavra, nem de QI, nem mesmo de capacidades intelectuais. Estou simplesmente falando de usar o instrumento que a natureza nos forneceu: o cérebro!


É incrível a quantidade de pessoas que vejo no trânsito fazendo bobagens, simplesmente pela incapacidade, ou melhor, pela absoluta preguiça de olhar em volta de si, de observar aquilo que ocorre em seu campo de visão e pensar sobre isso...e aí acontecem os acidentes, o trânsito, e assim por diante.

Mas, isso não se restringe ao trânsito...rs...mesmo as pessoas andando na rua! Não olham para além de seus próprios narizes, não pensam nas pessoas que também transitam pelas mesmas ruas...páram sem se preocuparem se vão causar transtornos aos outros, movem-se de forma a atrapalhar o fluxo, sujam, incomodam, irritam...

Também há os que usam de preguiça mental para formular suas opiniões sobre o mundo e sobre a sociedade, criando teorias absurdas, que tomam por verdades absolutas, através de observações empíricas de fatos isolados e ocasionais. E o fazem por preguiça de refletir verdadeiramente sobre aquilo que vivem, que vêem, que ouvem...

Geralmente, são essas as pessoas facilmente manipuladas pela mídia, pela propaganda, pelos políticos. Geralmente, são essas as pessoas que poluem as ruas, e depois reclamam quando há uma enchente, uma epidemia...
Geralmente, são essas as pessoas que espalham boatos, fazem fofocas, difamam, brigam, causam problemas...

O cérebro é um órgão que precisa de treino, de uso constante...e que corre perigo de atrofia se não usado com regularidade. Não é uma atrofia permanente, mas a reabilitação é lenta, complexa e difícil. Se bem usado, e com frequência, traz enormes benefícios para a sociedade, para o mundo...e para o próprio usuário.

Mas, o cérebro deve ser usado com cautela também. Há muitos que acham que usam-no corretamente, mas apenas geram delírios imbecis, convencendo a si próprios de serem inteligentes além da média, quando na verdade são limitados à sua própria visão pequena de suas pequenezas.

Ser inteligente não é saber fazer milhares de cálculos complexos, nem falar vários idiomas, nem ter lido uma pilha livros de autores de nomes complicados. Ser inteligente é simplesmente manter o esforço da reflexão e deixar a mente aberta, pronta para o fato de que poderá errar muitas vezes antes de acertar.


Enfim, essa é apenas minha opinião, e um breve desabafo após ver tanta coisa errada acontecendo por aí, e que poderiam ser tão facilmente resolvidas com um pouquinho de "pensar"!

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!! Não tem nem o que acrescentar...

Anônimo disse...

Resumiu brilhantemente o que penso e sinto. Parabéns, belo texto!

Postar um comentário