terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Curto-prazo ou longo-prazo?! Por quanto tempo você quer alguém?

Mais uma vez, eu, aqui, falando de relacionamentos...rs. Infelizmente, sobraram resultados de pesquisa do post anterior, que não couberam nesse prévio post. Então, aqui vai mais um pouco.

O que você busca com relação a período de relacionamento?! Um romance de curto-prazo, ou um namoro de longo-prazo?! Ou ambos?! Ou o que vier primeiro? Acredita em princesa encantada (ou príncipe)?! Enfim, são muitas as perguntas, e acredito que em cada fase de nossas vidas buscamos algo diferente, ou mal sabemos o que queremos na maior parte do tempo, não é mesmo?!

Bom, pra começar...encontrei um dado curioso em pesquisa realizada por psicólogos da Universidade do Texas (EUA). Segundo a pesquisa (aqui), os homens buscam mulheres com belos corpos para relacionamentos de curto-prazo, enquanto que para relacionamentos de longa duração preferem mulheres com rostos bonitos. Explicam que isso se deve a algum fator psicológico advindo de adaptação evolutiva, que faz com que os homens, de alguma forma, sintam que mulheres com belos corpos tenham alto estado de fertilidade para gerar prole, ao passo em que mulheres com rostos bonitos tem maior valor reprodutivo no longo-prazo. Sim, parece uma explicação estranha, mas...quem vai saber mesmo, não é?!


Talvez, essa pesquisa toda explique uma pequena parte do problema todo, afinal o ser humano é um animal que aprendeu, de certa forma, a controlar seus impulsos primitivos e seus hormônios. Como ser pensante, e que possui a capacidade de sentir e buscar seu próprio prazer (sem os impulsos primitivos da reprodução para perpetuação da espécie), muitas vezes o fator psicológico, ou mesmo o social, faz com que homens e mulheres alterem seus objetivos ao longo da vida, e assim por diante.

Há uma diversidade de formatos de relacionamento. Namoricos, ficantes, "affairs", "paus amigos" (e sua versão feminina), namoros, noivados, casamentos, e por aí vai. No Inglês, também há uma diversidade de termos, como em muitos outros idiomas, ou seja, especialmente na cultura ocidental, há uma grande liberdade de formas de se relacionar mundo afora. Os norte-americanos, por exemplo, tem expressões como "booty call" (sexo casual), "one-night stand" (um caso, que geralmente dura uma noite e pode, ou não, envolver sexo), e etc. Há quem tenha até feito gráfico (sério, ou de brincadeira) para tentar mostrar as possibilidades de relacionamentos e esquematizá-los (veja figura abaixo, ou acesso link do post da imagem clicando aqui).


Enfim, é tudo muito complexo, envolvendo diversos fatores. Cientistas ao redor do mundo já vêm tentando quantificar e esquematizar o sentimento humano. Lembro-me de uma pesquisa que dizia que o amor, ou a paixão (não me recordo ao certo qual), teria duração fisiológica de cerca de 4 a 7 anos. Isso seria devido a algum fator neuro-químico, blah blah blah. Ainda, há quem defenda os tipos de relacionamentos de acordo com as fases da vida, ou seja, jovens buscariam relacionamentos curtos de modo a adquirirem experiência de vida, enquanto pessoas maduras buscariam estabilidade e o início de suas próprias famílias. Algo bastante incorreto, em nossos dias, com a modificação dos costumes sociais, o advento do divórcio, possibilitando muitas pessoas pra lá da casa dos 30 anos de idade a buscarem uma nova vida, mesmo que já tenham constituído família.
Muitos também se perguntam o que é necessário para se manter um relacionamento de longo-prazo, sempre alegando ser uma tarefa muito difícil obter tal coisa. Há livros e mais livros sobre o assunto, teorias e especulações, e muito blah blah blah, onde nunca se sabe no que confiar, em quem acreditar, e blah blah blah. Apenas por curiosidade, posto abaixo uma imagem que achei sobre o tal "segredo de se manter um longo relacionamento feliz".

Bem, por enquanto é isso. Não quis dar qualquer dica, ou falar alguma verdade da vida, pois acho que  ninguém descobriu nada de certo ainda. Mas, é sempre bom fomentar a discussão sobre o assunto, não é mesmo?! Além do mais, no fim das contas...a única coisa que realmente 99,9% das pessoas querem é simplesmente evitarem de ficar sozinhos...


Postem seus comentários aqui no blog!

1 comentários:

Unknown disse...

Independentemente da idade, acredito muito no que Dorian Gray diz (O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde):

"...o homem era um ser de vidas miríades, sensações miríades, uma criatura multiforme, complexa, que traz, no interior, legados estranhos de pensamento e paixão..."

É muito difícil tentar encontrar um padrão quando se fala em relacionamentos, o ser humano é complexo demais e muda de ideia constantemente...
Hoje posso querer isso, amanhã já não sei... É tudo muito relativo!

;)

Postar um comentário