segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carência, caridade...e determinação!

De repente, ligo a TV e vejo que está passando, novamente, aquele filme com o Will Smith, "À Procura da Felicidade" (The Pursuit of Happyness, 2006). Não curto tanto Will Smith, mas às vezes ele acerta em alguns papéis, como é o caso desse filme, onde ele realiza uma brilhante atuação, além da história ser bastante comovente e bem escrita/produzida.

E nessas horas, a gente pára pra pensar! A história representada no filme é baseada em fatos reais, ou seja, realmente houve um cara que passou por aquelas tremendas dificuldades, praticamente abandonado, sem ter onde morar, sem ter dinheiro pra cuidar do filho, mal tendo o que comer. Mas, ele nunca desistiu! Batalhou, persistiu, demonstrou incrível determinação, força de vontade, disciplina, coragem...e venceu na vida. Precisou passar por grandes dificuldades, mas conseguiu...

Isso me faz pensar nas dificuldades e obstáculos que enfrentamos na vida. Muitos de nós desistem fácil, não aguentariam 1/5 do que o sujeito do filme teve de aguentar. Claro, às vezes temos de contar com a sorte, e nem todo mundo que persiste consegue vencer. Porém, sem tentar, não há vitória possível. Temos de subir a montanha se quisermos chegar ao outro lado, não adianta querer que a montanha se mova, e saia de nosso caminho. É preciso força, vontade, determinação! Queria ser assim também...e nunca é tarde.

Trailer do filme "À Procura da Felicidade" (abaixo):


Ao mesmo tempo, lembro-me dos costumes de minha mãe, que por vezes insiste em que eu participe de suas leituras do evangelho espírita. Nesse "costume", devemos nos sentar á mesa, com um copo d'água, reza-se um "Pai Nosso", abre-se o livro em um ponto qualquer, e lê-se a mensagem, ou ensinamento, disposta na página aberta. E, curiosamente, por diversas vezes, a mensagem que nos apareceu foi sobre a "caridade". Mesmo sendo agnóstico, ou até por ser agnóstico, fico 'intrigado' com essas coincidências, ou sincronicidades (como teria dito C. G. Jung).

Juntando o filme mencionado, essas leituras espíritas, e pensamentos correlatos, complementares e 'acompanhantes', ou seja, sendo um típico HiperCog, tudo isso me faz pensar. Há tanta gente passando por situações difíceis por aí, verdadeiras "provações", muitas vezes sem amparo. Por isso admiro tanto quem, diferente de mim e de muitos, tem a coragem e a boa vontade de ajudar a quem precisa.

OK, isso levanta diversas outras questões: quem está em dificuldades se colocou lá; mas, talvez tenha entrado na situação em que se encontra por casualidades; e talvez quem esteja nessa situação precise passar por isso para evoluir; ou talvez a evolução seja da parte de quem vê a situação e decide, ou não, ajudar; ou talvez a existência seja um mero fato do universo; será que existe mesmo um espírito que sobrevive ao fim do corpo físico; qual o nosso propósito no mundo; e, etc, etc, etc.

Enfim, de um jeito ou de outro, fazemos parte desse mundo. Sentimos dor quando estamos passando por uma má situação, então sabemos o que sente quem também não está bem. E, se sabemos, e se desejamos que nos ajudem quando estamos mal, nós também somos esse 'outro' com potencial de ajudar quando alguém necessita dessa ajuda, ou seja, está carente de algo. Daí a palavra "caridade", que é o "suprir um carência", especialmente sem esperar algo em troca.

No entanto, as carências se apresentam das mais diferentes formas, umas mais graves que outras, mas não menos "carências" que necessitam serem supridas. Claro, há aqueles que se colocam em estado de carência, e nada fazem para sair da condição de carentes, apesar de terem a capacidade para tal. Como também há os que tentam, mas não encontram a saída...

Voltando ao assunto, há diversos tipos de carências, umas mais graves que outras, mas não menos carências. Sim, há os casos graves, mais urgentes, como o daqueles que passam fome, dor, desabrigo, solidão, abandono, e por aí vai. Esses precisam de uma "caridade" mais urgente, imediata, dedicada. Louvados sejam aqueles dispostos a ajudar por puro altruísmo. Porém, também há as carências mais simples de serem supridas, e que também necessitam de atenção. Há pessoas se sentindo tristes por algum motivo, ou preocupadas com algo, enfim, passando por algum tipo de complicação momentânea (ou não), e que também precisam de atenção.

Claro, não podemos ajudar a todos, mas devemos ter sempre o espírito de boa vontade, de fazermos o que fôr possível, o que estiver a nosso alcance. Talvez, sozinhos não possamos resolver a fome mundial, a pobreza, as doenças terminais...mas, juntos, podemos fazer muito mais do que se possa imaginar. E pode-se começar aos poucos! O simples ato de doar um pouco de seu tempo e atenção a um amigo necessitado de um ombro para chorar já significa muito.

Conheço gente que dedica parte de seu tempo indo animar crianças doentes em algum hospital, ou que se preocupam em buscar um lar para animais abandonados. Como já conheci quem se juntasse a um grupo de amigos para distribuir "sopão" e cobertores a moradores de rua, além de tantos outros exemplos, por mais simples, ou grandiosos, que pudessem parecer. Gente que faz a diferença, que tem toda a minha admiração e respeito (e de tantos mais), e que também ocasionalmente me fazem sentir-me pequeno por não estar fazendo mais do que o mínimo. Só que isso é assunto pra outro post, ou terapia mesmo...rs.

A chave da questão é a BOA VONTADE!!! Isso não quer dizer que conseguiremos, ou poderemos, resolver todos os problemas que observarmos à nossa volta. Para isso, é necessário o esforço conjunto da sociedade, que nada mais é do que todo o conjunto de "semelhantes" habitando um planetinha em comum, e que não se limita também aos membros da mesma espécie ou reino (animal, vegetal, mineral). Mas, ter a boa vontade dentro de si já é ter em si uma pequena semente que poderá contribuir muito nesse mundo. Essa "semente" carrega em si todo o potencial da positividade, mesmo que, por alguma ironia, acabe apenas por servir de sombra para uns poucos. Mas, ainda assim, já é sombra, e uns a menos que estarão precisando de ajuda, e que potencialmente poderão vir a tornar-se sombra por si mesmos, e para outros ainda...

Enfim...já divaguei o bastante por hoje! Seja por efeito do filme, de um momento de vida, ou o que quer que seja, por algum motivo precisava escrever isso, mesmo que como um grave lembrete a mim mesmo de sempre ter boa vontade, de sempre buscar ajudar sempre que possível...e também, e mais importante, ajudar a mim mesmo, de modo a não precisar dar trabalho aos outros para que me ajudem, assim sobrando mais "braços" para quem realmente esteja precisando...

E é isso aí, pessoal! Por hoje é só!

2 comentários:

Carol disse...

Eu assisti!
Pô, me sinto mal quando assisto esse filme, eu teria desistido na primeira oportunidade(ou falta de).
Admiro pessoas que tenham essa garra. E, subir a montanha, às vezes, é muito foda. Mas, chegando lá, há de existir uma boa vista, né?!!

Beijo

RedBeard79 disse...

Concordo contigo, Carol!!!
Dureza mesmo...tem gente que tem uma garra que é fora do normal...admiro muito também. Queria ser assim!
Bjs

Postar um comentário