quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O lado ruim dos relacionamentos...

O post de hoje foi inspirado num texto escrito por uma querida amiga no Facebook, a Dinda A., que falava sobre certas "frescurinhas" de relacionamentos, como um querer mudar o outro, os pedidos de um "tempo" no relacionamento, as provocações inúteis de ciúme, etc. Curti bastante o texto dela, e acabei com vontade de escrever um pouco também sobre o tema e, como dizem os norte-americanos, "add my 2 cents" (em tradução livre, "adicionar minha contribuição, dar o meu pitaco", etc.)

Ao contrário do que todos esperam quando entram num relacionamento, nem tudo será um mar de rosas, nem tudo será perfeito, e haverá muitas brigas, desentendimentos e, até mesmo, em alguns casos, separações (momentâneas ou definitivas). O que escreverei aqui, claro, será com base em experiência pessoal (maior parte) e com base naquilo que observo por aí, relatos de amigos, etc. Escreverei, para facilitar, por tópicos, quase como se sequisse uma cronologia das fases de um relacionamento. Lembrando, o post falará sobre o "lado ruim" dos relacionamentos, tentando buscar um certo "insight" em como evitar esse lado.

Solteirice

Ahhh, a solteirice! Que época da vida ao mesmo tempo maravilhosa e ingrata, não é mesmo?! Maravilhosa, pois estamos livres de controles e justificativas, podendo nos divertirmos com amigos, sair sem ter que dever explicações a ninguém, ficar com quem der vontade, e por aí vai. Ingrata, pois às vezes necessitamos de uma companhia "especial", compartilhar momentos especiais, ter um carinho mais profundo, olhar nos olhos, sentir que se ama de verdade, e por aí também se vai...rs.

O problema, pensando nos relacionamentos, é que muitas vezes a solteirice nos cega, nos confunde, nos obscurece a visão... Dependendo de o quanto estamos viciados nessa tal "liberdade da solteirice", alguns podem deixar passar oportunidades de "ouro", deixar de construir algo bacana com uma pessoa bacana. Ou, quando começamos algo legal, os vícios da solteirice podem causar desconfortos com o novo relacionamento, como achar que ainda se tem a mesma liberdade de antes, ou que não se deve nenhuma justificativa, assim iniciando o novo relacionamento sem o respeito devido, etc.

Claro, cada novo relacionamento é diferente, cada casal tem suas peculiaridades...mas, sempre, o bom diálogo é a chave para o sucesso de qualquer coisa que envolva mais de uma pessoa. Porém, cada diferente fase da vida deve ser encarada de modo diferente, casa "coisa" tem sua característica, etc.

Outro problema da solteirice, que muitas vezes entra de forma confusa no caminho, é a escolha da "pessoa ideal"! Muitas vezes, para que valha à pena abrir mão da solteirice, achamos que nos é devido encontrar uma pessoa muito especial, e acontece de não darmos chance ao tempo para descobrirmos esse "algo especial" nas pessoas que conhecemos. Cada pessoa tem seu tempo para se soltar, se revelar, se abrir...e, ás vezes, não respeitamos esse tempo, não temos a paciência de esperar. Claro, às vezes também preferimos terminar um relacionamento casual (uma ficada, affair, etc.) com medo de magoarmos a pessoa, caso sintamos que não estamos envolvidos o suficiente, e a pessoa esteja demonstrando sinais de estar, etc.

Enfim, há diversos casos, cada um com suas características e peculiaridades. Não dá pra falar de tudo aqui...mas, a essência dessa fase é buscar a auto-descoberta. Saiba em que fase da solteirice está, se está na hora de se estabelecer mesmo com alguém, curta as pessoas que aparecerem no caminho, dê chance delas se expressarem e mostrarem quem são de fato (reticências aqui...), e assim por diante.

Relacionamentos Casuais

Eis que chega a fase do relacionamento casual, ficada, ou pré-namoro, como preferirem chamar. Cada um encara essa fase de um jeito, com maior ou menor influência da fase confusa da solteirice, e assim por diante. Mas, a fase dos relacionamentos casuais é bastante importante em nossa vida amorosa, e determinará o sucesso ou falha de um futuro relacionamento. Lembrando que podemos estar, nos exemplos abaixo, de qualquer um dos lados da balança!!!

Há momentos em que ficamos com alguém, mas ainda não estamos preparados para assumirmos um relacionamento. A pessoa pode até ser aquela com quem daria certo ter algo mais estável e duradouro, mas o momento de vida em que estamos nos impede de iniciarmos algo. Seja porquê ainda não curtimos direito a solteirice, seja por outros fatores complicadores da vida... o fato é que não estamos prontos. E é difícil, às vezes, deixar isso claro para as pessoas que, por uns momentos, tornaram-se uma parte relevante de nossas histórias de vida. Complicado explicar que não estamos prontos ainda, pois muitos já usaram essa desculpa simplesmente para "darem o pé na b****" de alguém. O problema é que há casos genuinos de "não se estar pronto ainda", e o clichê de não estar pronto pode ofender várias pessoas...

Também acontece de conhecermos alguém, mas alguma coisa não estar certa, algo não estar "casando direito" (como dizem alguns). Ou a pessoa nos atrai fisicamente (em graus variados para cada caso, claro), mas notamos que não daria certo no longo prazo por motivos de diferenças de comportamento ou visão de mundo, etc. Ou a pessoa é muito legal, mas não nos atrai fisicamente...e não se deve subestimar a questão da atração, até por quê muitas vezes isso poderá ser um problema no futuro, no longo prazo. Ou, então, não rola a "química"...há a atração física, a pessoa é super bacana, mas não existe, por algum motivo obscuro, aquela "faísca", a química, o "lance de pele", etc. Nesses casos, também é muito complicado saber como dizer isso para a outra pessoa. Muitos se escondem, evitam a outra pessoa, outros vão deixando a coisa esfriar aos poucos, e outros ainda são bastante duros com a pessoa em questão. Enfim, há diversos casos, com bom ou mal caráter envolvidos, em diversos graus...

Mas, às vezes, as coisas parecem se encaixar, e daí resolvemos levar o relacionamento adiante. E essa é uma fase super crítica! Dela depende todo o sucesso da relação no longo prazo...

Iniciando um Relacionamento


Iniciar um relacionamento é a fase mais crítica dessa realidade de vida. O início de um relacionamento é o momento em que esse relacionamento criará seus alicerces, e nessa fase...é bom ter todo o cuidado possível.

Muitas vezes, relacionamentos longos dão errado por causa de falhas no início deles. É absolutamente necessário conhecer a pessoa com quem se está pretendendo um relacionamento, logo no icício dele. Observe, analise defeitos e qualidades da pessoa. Pese tudo, e julgue se as qualidades (no seu ponto de vista) superam os defeitos (também em seu ponto de vista), se esses defeitos são "superáveis", se dá para conviver com eles.

Há pessoas que, no desespero de abandonar a solteirice, desprezam as falhas "percebidas" no outro, achando que desaparecerão com o tempo, e acabam por arrepender-se no futuro. É preciso conhecer a pessoa com quem você está se envolvendo mais a fundo. Afinal, as pessoas não mudam facilmente, e certamente não mudam de uma hora para a outra. E não pense em tentar "mudar a outra pessoa", nem em "corrigí-la"...esse é um erro que diversas pessoas cometem. Falo por experiência, pois já tentaram mudar meu jeito de ser (estivesse eu errado, ou não, em minhas atitudes), e isso é algo extremamente irritante. Se você conheceu a pessoa daquele jeito, se ela tinha certos hábitos e vícios que te incomodavam, e mesmo assim você preferiu iniciar um relacionamento, saiba que essa foi SUA escolha, sua opção, e você aceitou a pessoa do jeito que era...

O início de um relacionamento também deve ser a fase onde se estabelecem as regras, onde se faz o acordo, o "contrato" daquilo que será o novo relacionamento. Diálogo é muito importante, sempre, mas tem um peso essencial nessa fase...

O Relacionamento em Si

Bom, passada a fase inicial, é preciso manter, de forma satisfatória, o tal relacionamento. E há diversos obstáculos a serem superados, seja em relacionamento amoroso, profissional, familiar, etc. Sempre, como venho repetindo, o diálogo é essencial!

Haverá momentos de ciúme (fundados ou infundados), de crises pessoais, de perda de identidade, e assim por diante. Ser flexível é muito importante. Cada situação demanda paciência, respeito, caráter, jogo de cintura, entendimento dos fatores envolvidos, etc.

Os problemas enfrentados são diversos, mas é bom ter algumas coisas em mente. Um relacionamento a dois nunca deve ser baseado na fusão completa da vida de cada envolvido. Se não existir espaço para a individualidade de cada um, com o devido respeito para com o outro, o relacionamento está fadado ao insucesso. Não é porque se está num relacionamento que os dois devem gostar sempre das mesmas coisas, irem sempre aos mesmos lugares, terem somente os mesmos amigos, e por aí vai.

Ciúme é outra armadilha complicada. Muitos dizem que o ciúme é o "tempero" de uma relação. Mas, cuidado pra coisa não ficar "salgada demais". Tudo em excesso é perigoso. Ficar tentando causar ciúme no outro, por qualquer motivo que seja, é outra coisa muito perigosa, e o tiro pode sair pela culatra. Falo também por experiência própria. Particularmente, sou um cara reservado, e há momentos em que não demonstro 100% daquilo que estou sentindo, em determinadas situações. Sou meio complicado em "demonstrar ciúme", seja por orgulho, ou por qualquer outro motivo possível, que só um terapeuta poderia descobrir (talvez). Enfim, sem levar isso em consideração, mesmo após diversas "advertências" sobre essa característica pessoal, certa pessoa, com quem estive envolvido por um bom tempo, ficava tentando me causar ciúme, apenas pelo prazer de notar que eu poderia sentir tal emoção, que seria um sinal de que "eu gostava mesmo dela". Pois é, o tiro realmente saiu pela culatra, e as provocações de ciúmes apenas me fizeram, determinantemente, perder todo o interesse no relacionamento.

Pedir um "tempo" num relacionamento é outra coisa perigosa demais. Não diria (como alguns dizem) que representa o fim certo de uma relação, mas digo que é bastante perigoso. Em alguns casos, pedir um tempo é uma tentativa de rompimento menos doloroso. Noutros casos, é uma tentativa de recuperar a liberdade de "curtição" da solteirice, sem causar "danos" à consciência daquele que está querendo curtir. Enfim, os motivos e consequências são muitos...mas, é bastante complicado e delicado pedir um "tempo na relação".
Há uma cena bastante divertida na série de TV "Friends" sobre isso. Colocarei o video abaixo, mas segue um link do video também, pois a rede de TV que criou a série tem o péssimo hábito de ficar caçando os videos do YouTube sobre a série e pedindo que se desabilite a incorporação dos vídeos em outros sites e blogs: http://www.youtube.com/watch?v=fsvsRZhNVp4


Enfim, há incontáveis livros de auto-ajuda por aí falando sobre relacionamentos. A idéia desse post não era ser um texto de auto-ajuda, apenas uma reflexão sobre essa fase de nossas vidas. As situações, comportamentos, dicas, etc., são muito numerosas para falarmos de todas aqui!

O Fim do Relacionamento

Outra fase complicadíssima é o fim de um relacionamento. E os motivos para tal são bastante diversos, mais ou menos complicados. Ou acabou o interesse pelo outro, ou nunca houve "paixão" real, ou os dois cansaram um do outro mutuamente, ou houve uma traição...enfim, incontáveis motivos.

A questão é: o fim de um relacionamento pode ser mais ou menos doloroso, só depende de você (e também da outra pessoa envolvida, claro). Havendo, novamente, bastante diálogo, respeito, compreensão, flexibilidade, etc., o fim da relação pode ser mais tranquilo, e menos doloroso.

Algumas pessoas simplesmente não sabem lidar com isso. Mesmo quando o fim é de um relacionamento casual, às vezes a própria pessoa que pediu o fim da relação não save lidar direito com esse fim. Às vezes, evitam a pessoa com quem desejaram terminar, pois não sabem como encarar isso. Ficam com medo de terem que lidar com pedidos de "retorno", etc. Pessoalmente, acho isso bobagem...deve-se encarar a coisa de frente, caso a outra pessoa demonstre que saiba lidar com a situação. E, havendo sinais de que a pessoa realmente superou esse fim, porquê não deixar rolar uma amizade mesmo?!

E, acredite, se terminaram o relacionamento com você, não tente forçar uma "volta". Se a pessoa não estava feliz antes, tentar vencê-la por pressão, chantagem emocional, joguinhos...isso apenas causará mais complicações. Se voltarem sob esses preceitos, o relacionamento tenderá a ser um desastre ainda maior que antes. E não adianta ficar tentando causar ciuminhos bobos, pois se a pessoa terminou, não ligará para isso, ou somente ficará irritada, ou decepcionada, com você...ou seja, com menos vontade ainda de voltar.
Isso não quer dizer que um relacionamento terminado estará terminado para sempre. Há diversos casos de pessoas que terminaram, e depois voltaram...e acabaram por passar um vida inteira juntos e felizes. Mas, cada caso é um caso, e o respeito e o diálogo são a chave de tudo, sempre!!!

E o fim do post...

Enfim, o post acabou ficando longo demais...eu sei. Bom, apenas estava refletindo sobre o assunto, empolgado com aquele texto daquela amiga querida! Sei que isso é assunto para milênios de conversas e divagações, e que raramente haverá acordo sobre o assunto, apesar de algumas coisas serem parte do senso-comum (ou bom-senso)...

Blah blah blah pra cá e pra lá, chega o fim desse post mesmo...cansei do assunto já...rsrs. Próximos posts, evitarei ao máximo falar de relacionamentos e vida amorosa, prometo (a mim mesmo...rs). Bom falar de outras coisas da vida também, neh?!

5 comentários:

Unknown disse...

Nossa, nunca havia pensando que um relacionamento pudesse ter tantos aspectos ruins!!! Mas, acho que existem muito mais positivos Dan... Caso contrário, as pessoas não iriam querer se casar e etc.
Então vai uma sugestão para um futuro post "O lado bom dos relacionamentos!!!"
;)
Beijoka

Carol disse...

xii....esse assunto vai longe. Mas o post ficou bem legal. E eu concordo com a Mariana... tem o lado bom também. Mas como você mesmo disse as vezes os habitos da solteirice acabam nos deixando cegos pras coisas boas de estar com alguem...
bjão!!

HiperCognitivo disse...

Obrigado pelos comments, meninas!
Sei que há o lado bom...rsrsrs...mas, o lado ruim precisa ser evitado, ou amenizado, antes...pra que o lado bom possa aflorar, neh?!
Mas, boa idéia pra um post futuro...rs.
Bjos

Unknown disse...

Gostei do POst! Não sabia que vc era tão entendido assim do assunto hahaha..mas enfim, muito bom e realista..e sinceramente, me foi muito útil!
Beijos Teeeeeacher

HiperCognitivo disse...

Que bom que gostou, studeeeent!!!...rs. E que bom que lhe tenha sido útil!
Não sou tão entendido do assunto, apenas raciocinei bastante sobre tal...a lógica dedutiva pode ser muito útil mesmo em se tratando de questões que envolvem sentimentos...rs.
Bjos

Postar um comentário