sábado, 12 de março de 2011

E assim eu sou...

Bom, já faz algum tempinho que dei de cara comigo mesmo na internet, e fiquei enrolando pra postar...mas, chegou a hora de finalmente fazê-lo! Ok, soou estranho, mas é isso mesmo...dei de cara com dois links que me descrevem quase que por inteiro... Não estou muito inspirado para escrever hoje, mas...vamos lá!

Primeiro, como já disse diversas vezes antes, sou agnóstico! Enfim...o que isso realmente quer dizer?! Simples...de certa forma, sou o tipo de pessoa que precisa "ver para crer", apesar de não excluir a possibilidade de existência de nada por simplesmente não ver. Apenas não afirmo que algo exista, ou não, se eu não tiver provas suficientes para afirmar qualquer coisa...deixo no campo das possibilidades. Por exemplo, assuntos como Deus, astrologia, tarot, e assim por diante... Coisas que dependam da fé me deixam um pouco com o pé atrás...afinal, como posso dizer que algo existe, ou funciona, se eu não puder provar?! Somente crer é pouco...pois, eu poderia crer em qualquer coisa...a única diferença é que crer em algo sozinho me torna um maluco, mas crer em algo junto de outras pessoas me torna um "crente", ou um religioso, ou um fanático...ou sei lá o quê!


Um agnóstico é aquele que precisa entender algo antes de poder afirmar qualquer coisa sobre o assunto em questão. Crer, somente, não é suficiente para nós, agnósticos, pois representa algo vazio, sem sentido...pois se não podemos compreender algo, esse algo não tem valor, uma vez que baseia-se em algo abstrato, desprovido de razão. Ou seja, se eu quisesse crer que bodes são deuses, eu poderia...e então?! Agora, se eu puder provar isso, aí sim, é outra história...deixaria de ser um "doido qualquer", passando a ter conhecimento de causa. Claro, difícil comparar esse exemplo bobo com a crença generalizada em uma figura global como "Deus" (e suas variações terminológicas, como Allah, Jeovah, etc.), mas o processo é o mesmo...


Segundo, sou um INTJ! OK, muitos vão se perguntar que diabos isso quer dizer, neh?! Bom, existe um teste de tipologia de personalidade, bastante conhecido e aceito no meio da psicologia, especialmente na linha Junguiana (que gerou esse teste). O teste resulta numa sigla de 4 campos com uma letra cada (explicação detalhada aqui). No primeiro campo, uma pessoa pode ser I (introverted) ou E (extroverted), representando de onde ela tira sua energia, se do exterior ou do interior de si mesma. No segundo, pode ser N (intuitive) ou S (sensing), representando a forma de ver o mundo e de aprendizado, se por processo interno (intuição) ou se por processo sensorial. O terceiro, pode ser F (feeling) ou T (thinking), representando a maneira de avaliar, julgar e decidir, se por razão ou emoção. E, o quarto, pode ser J (judging) ou P (perceiving), representando o estilo de vida ou forma de encarar o mundo, se de forma analítica ou apenas descritiva.

Esse sou eu!
OK, muita teoria aí...vamos ao que interessa!
Um INTJ é alguém extremamente racional e analítico, cujo nome-título da sigla (e cada sigla tem um) é "O Cérebro-Mestre". INTJs são pessoas racionais, planejadoras, sistemáticas, e aparentemente pouco sentimentais, apesar de isso não ser verdade. E nós, INTJs, somos bastante raros, não mais do que 1% da população mundial.
Buscamos resultados, ao invés de teorias. Geralmente, enxergamos o panorama geral das coisas, mas temos certa dificuldade em expressar em palavras aquilo que está em nossas mentes, pois nosso processo de aprendizagem, dedução e compreensão das coisas é interno, mental, e desenvolve-se de modo complexo.
Dizem que somos, em geral, os melhores alunos da sala e os mais dedicados profissionais, pois somos obcecados por compreendermos as coisas e trazermos resultados a elas. Temos esse "defeito"! E também temos certa dificuldade em compreender os ditames das convenções sociais. Ou seja, somos meio Sheldon Cooper (da série The Big Bang Theory).

Bom, a coisa é por aí!
Como eu disse, não estou muito inspirado hoje. Para mais informações, basta acessar os links descritivos abaixo:
Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário