domingo, 4 de setembro de 2011

Confusão mental e sobrecarga

Esse post de agora, provavelmente, encontrará ressonância especialmente em outros HiperCogs, hiperativos, ou qualquer pessoa que tenha uma mente que trabalha em excesso. E resolvi escrever sobre o assunto após, agora há pouco, estar tentando arrumar/organizar minhas coisas no PC e na web. Não é preciso dizer que a tentativa foi fracassada. Não foi por falta de tentativa, ou mesmo de capacidade, mas o trabalho de organização e sistematização para um HiperCog pode ser algo extremamente desgastante. Isso ocorre justamente devido ao fato de não conseguirmos evitar de olhar para as coisas a partir de múltiplos pontos de vista, AO MESMO TEMPO, ou seja, torna-se dificílimo escolher um caminho pelo qual seguir.

Por exemplo, fui tentar arrumar minhas pastas de favoritos num dos browsers que uso. O primeiro problema surgiu devido à quantidade de links salvos nos favoritos, pois costumo guardar muitas coisas para futuras análises, ou usos. Daí, seguiu-se o problema principal: como organizar tudo?! Toda vez que pensava num método de organização, surgiam diversas outras possibilidades, todas fazendo sentido, além do pensamento sobre futuras necessidades de organização, e se essas futuras necessidades se enquadrariam no método escolhido no presente.


Além do mais, muitas coisas não se enquadram em apenas uma descrição, ou categoria. E mesmo utilizando-se de um sistema de subpastas, ainda assim poderiam haver diversos casos de exceções, ou de acúmulo de informações em determinada pasta ou subpasta, o que dificultaria a localização de itens mais antigos quando a necessidade de encontrá-los se apresentasse. Ou seja, travei, e não consegui mais do que enxugar um pouco de parte da bagunça, continuando extremamente insatisfeito e frustrado com a situação.

Afinal, como classificar algo como "Facebook" nos favoritos?! OK, fácil, "redes sociais". Mas, depois, como classificar um link como o "Multiply"?! Deveria, inicialmente, entrar na categoria "redes sociais", mas o Multiply não é exatamente uma simples rede social, pelo menos não como costumava ser. Hoje, o Multiply é uma rede social com capacidades de blog, compartilhamento de mídia, e assim por diante, mas sem deixar de ser uma rede social. Então, onde colocá-lo?! Entre as redes sociais, ou numa categoria de compartilhamento de mídia?! Ainda assim, colocar esse site sob uma ou outra categoria, apenas, seria enganoso ("misleading"). E, infelizmente, em grande parte dos browsers atuais, ou você classifica um favorito como uma coisa ou como outra.

Mas, esse post não se trata de métodos de organização de favoritos em browsers, não se trata de sites da web. Trata-se da dificuldade que pessoas como nós tem em organizar a vida, dado o fato de enxergarmos as coisas sob tantos pontos de vista ao mesmo tempo. Se tentar organizar livros, por exemplo, não conseguiria saber se organizaria por assunto, ou por autor, ou por título, ou por subsistemas englobando todas as opções anteriores num misto de métodos. 

Outro dia estava tentando organizar meus filmes. OK, organizei tudo por ordem alfabética de títulos originais. Mas, cada filme não podia ser subclassificado sob apenas um gênero, pois poucos são aqueles que apenas são puramente drama, ou comédia, ou ação. Grande parte dos filmes é um misto de vários gêneros. Daí, se um dia eu quiser fazer uma busca por gêneros, haverá uma grande mistura de "drama-comédia", com "drama-romance", com "drama-mistério", e assim por diante. Filtrar os termos é possível, mas em dadas situações (que não me estão vindo à mente exatamente agora) torna-se ligeiramente trabalhoso e pouco prático.

OK, não consegui citar muitas das situações que verdadeiramente me incomodam. Mas, isso realmente acontece. Em geral, o grande incômodo são as situações em que começamos a organizar as coisas, mas logo antevemos possíveis obstáculos futuros (isso geralmente baseia-se em experiências passadas), o que nos leva a "empacarmos" na tarefa de sistematização.

Seria necessário criar algum tipo de sistema orgânico, adaptável, flexível, contextual, algo que pudesse adaptar-se a diversas situações e necessidades. Muito já se falou, por exemplo, com relação à própria web, sobre o que deveria mudar no modelo atual, sendo que o grande debate, até pouco tempo atrás, era sobre a web semântica, que se seguiria à chamada web 2.0, ou mesmo à web 3.0. Falava-se de um modelo mais flexível baseado em conteúdo para à web, uma vez que tanto conteúdo começava a ser gerado, algo que começa a causar sérios problemas de sistematização e busca de informações.

Enfim, mais uma vez estou aqui começando a "enrolar" no texto, pois a essa altura já estou tentando escrever com uma mente que já tem um enorme "nó" dentro de si, o que dificulta o processo pensamento base/original > pensamento estruturado > tradução pensamento-palavra > redação estruturada > etc.

0 comentários:

Postar um comentário