terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Caos ou Ordem?! Eis a questão…

joker-1-300x168Re-assisti, nos últimos dias, o filme “Batman – Dark Knight” (The Dark Knight, 2008), que além de ser um excelente filme, também aborda alguns assuntos interessantes de serem pensados. Um deles vem de uma fala do Coringa, abaixo:

Ninguém entra em pânico quando as coisas acontecem “de acordo com o plano.” Mesmo que o plano seja terrível! (...) Introduza um pouco de anarquia. Bagunce a ordem estabelecida e tudo vira caos. (…) Oh, e você sabe uma coisa sobre o caos? Ele é justo!
(extraído de http://www.buzzpirates.com/2009/06/the-13-best-quotes-by-the-joker-in-the-dark-night-heath-ledger-lives-on/)

Video com a cena da referida fala no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=pfmkRi_tr9c


Bem, fiquei com essa idéia na cabeça! Por quê a grande maioria das pessoas não sabe lidar com o caos?! Por quê precisam seguir algum tipo de conjunto de regras estabelecidas?! Enfim, duvido que eu vá conseguir colocar a coisa toda aqui no blog, pois isso é assunto pra um livro inteiro. Afinal, teríamos de definir o que se toma por “caos”, por “ordem estabelecida”, o que rege a vida das pessoas, comportamentalismos, etc.

Mas, resumindo…

Primeiro, acho que a grande questão é a falta de capacidade, ou melhor, a falta de costume e propensão (vontade mesmo!), da grande massa de pessoas, de pensar ativamente! As pessoas têm preguiça de pensar, de raciocinar, de refletir… Querem, na grande maioria dos casos, que alguém pense por elas, que alguém decida por elas, apesar de ainda quererem sua “individualidade” e a falsa idéia de que fazem as coisas por si mesmos! Pensar ativamente é quesito fundamental para que um indivíduo, realmente, tome controle de sua vida, etc.

Segundo, há de se fazer a diferença entre caos verdadeiro e “ordem estabelecida”. Alguns cientistas, especialmente aqueles que estudam a “Teoria do Caos”, acreditam que, mesmo no caos, há alguma ordem intrínseca em tudo o que existe. Mesmo os eventos ditos “aleatórios” seguiriam algum tipo de regra, etc. Enfim, caos seria o acontecimentos sem qualquer regra aparente, sem seguir qualquer sequência pré-determinada, etc. É como se você decidisse ir trabalhar na segunda-feira, depois na sexta, aparecesse no sábado, depois só na semana seguinte, depois fosse ao trabalho 5 dias seguidos, e assim continuasse, completamente sem sentido (aparente). Seu chefe ficaria louco (de raiva de você)! No caso contrário, da ordem estabelecida, todos sabem e estão de acordo sobre quais dias você trabalhará, e quais não… De qualquer forma, no primeiro exemplo, o do caos, ainda houve uma certa ordem: você aparecia para “trabalhar”! Caos mesmo seria se mantivesse a tal inconstãncia de comparecimento, e ainda um dia aparecesse como cliente, noutro como fornecedor, noutro como chefe, e assim por diante.

Terceiro, que na verdade é a integração do primeiro com o segundo tópicos, a capacidade de equilíbrio e manutenção da ordem, ou digamos, da tranquilidade da sociedade, seria simplesmente a capacidade de refletir sobre os acontecimentos. É isso que torna os grandes homens (mulheres inclusas aqui também) “grandes”. É essa capacidade de pensar sobre os acontecimentos, de forma a analisar qual atitude tomar frente a eles que produz a sensação de tranquilidade e equilíbrio!

Enfim…apenas quis lançar a idéia para a reflexão. O texto aqui foi, por demais, superficial e limitado. Como eu disse, isso é matéria para décadas de discussão…rs.

Bom proveito!

0 comentários:

Postar um comentário