sábado, 22 de janeiro de 2011

O inesperado pode ser melhor que o esperado!

Sim, o inesperado pode, às vezes, ser melhor que o esperado. E quem já não foi assistir um filme, sem qualquer expectativa, ou com uma expectativa "x", e foi surpreendido pelo inesperado, tendo uma experiência bem melhor do que aquela que esperava ter?! E aplicamos isso a quase tudo na vida. O inesperado, como já diz o próprio vernáculo, não se espera. A surpresa, muitas vezes, nos trás benefícios os quais não imaginávamos poder obter em determinada situação, sejam eles benefícios materiais, sociais, psicológicos ou espirituais.

Há quem já tenha deixado de receber aquela promoção esperada, ou mesmo tenha sido demitido do emprego, só para, logo após, receber uma proposta de emprego muito melhor do que se tudo houvesse corrido como o imaginado. Ou você leva um fora daquela "ficante" ou namorada, só pra depois conhecer alguém que lhe fará muito mais feliz, seja por alguns momentos, seja por uma vida inteira.

Isso me faz pensar no que as pessoas dizem sobre destino, que, obviamente, como bom agnóstico, fico com dois pés atrás em acreditar nisso. Mas, há também o conceito da Sincronicidade de Jung, que fala de eventos significativos acausais, ou seja, sem relação de causa, mas sim com relação de significado para os envolvidos. Teoria essa que trabalha em conjunto com os conceitos de "arquétipo" e de "inconsciente coletivo", também descritos por Carl G. Jung.

A sincronicidade, em termos simples, é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.

Enfim, simplesmente me ocorreram tais pensamentos noutra noite insône, e julguei válido postar aqui. Algo a se pensar, mesmo para um agnóstico como eu (ou chamem-me de cético, se preferirem...). Para encerrar, deixo aqui um trailer de filme que fala exatamente de coincidências, ou destino, ou sincronicidade...analisem como julgarem melhor, mas o filme é bacaninha.

Trailer de "Escrito nas Estrelas" (Serendipity, 2001)


0 comentários:

Postar um comentário